Textos

                                             Formatura da II Turma de Psicologia - IMES - Catanduva.
Créditos: Denise Cursino
 
Esta já e de 2013.

                                       


Comemore cada ano de parceria, de amor, de esperança - para cada ano, uma comemoração.
e embaixo a relação das bodas:
01 ano -   Bodas de Algodão
02 anos - Bodas de Papel
03 anos - Bodas de Trigo ou Couro
04 anos - Bodas de Flores e Frutas ou Cera
05 anos - Bodas de Madeira ou Ferro
06 anos - Bodas de Perfume ou Açúcar
07 anos - Bodas de Latão ou Lã
08 anos - Bodas de Papoula ou Barro
09 anos - Bodas de Cerâmica ou Vime
10 anos - Bodas de Estanho Zinco
11 anos - Bodas de Aço
12 anos - Bodas de Seda ou Ônix
13 anos - Bodas de Linho ou Renda
14 anos - Bodas de Marfim
15 anos - Bodas de Cristal
16 anos - Bodas de Safira ou Turmalina
17 anos - Bodas de Rosa
18 anos - Bodas de Turquesa
19 anos - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 anos - Bodas de Porcelana
21 anos - Bodas de Zircão
22 anos - Bodas de Louça
23 anos - Bodas de Palha
24 anos - Bodas de Opala
25 anos - Bodas de Prata
26 anos - Bodas de Alexandrita
27 anos - Bodas de Crisopázio
28 anos - Bodas de Hematita
29 anos - Bodas de Erva
30 anos - Bodas de Pérola
31 anos - Bodas de Nácar
32 anos - Bodas de Pinho
33 anos - Bodas de Crizo
34 anos - Bodas de Oliveira
35 anos - Bodas de Coral
36 anos - Bodas de Cedro
37 anos - Bodas de Aventurina
38 anos - Bodas de Carvalho
39 anos - Bodas de Mármore
40 anos - Bodas de Esmeralda
41 anos - Bodas de Seda
42 anos - Bodas de Prata Dourada
43 anos - Bodas de Azeriche
44 anos - Bodas de Carbonato
45 anos - Bodas de Rubi
46 anos - Bodas de Alabastro
47 anos - Bodas de Jaspe
48 anos - Bodas de Granito
49 anos - Bodas de Heliotrópio
50 anos - Bodas de Ouro
51 anos - Bodas de Bronze
52 anos - Bodas de Argila
53 anos - Bodas de Antimônio
54 anos - Bodas de Níquel
55 anos - Bodas de Ametista
56 anos - Bodas de Malaquita
57 anos - Bodas de Lápis Lazuli
58 anos - Bodas de Vidro
59 anos - Bodas de Cereja
60 anos - Bodas de Diamante ou Jade
61 anos - Bodas de Cobre
62 anos - Bodas de Telurita
63 anos - Bodas de Sândalo
64 anos - Bodas de Fabulita
65 anos - Bodas de Platina
66 anos - Bodas de Ébano
67 anos - Bodas de Neve
68 anos - Bodas de Chumbo
69 anos - Bodas de Mercúrio
70 anos - Bodas de Vinho
75 anos - Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos - Bodas de Nogueira ou Carvalho


                                                       

                                                      
O Ano passado recebi a cartinha abaixo do Papai Noel (Renato) e da Mamãe Noel (Gláucia)




Ao Papai Noel (Renato) e Mamãe Noel (Gláucia) eu tenho muito que agradecer por tudo, principalmente pelo carinho e desejo que vocês sempre mantenham essa alma de criança – pura e singela

Para esta amiga tão especial Sylvia Bonutti


Sei que você cresceu e já não acredita mais em mim.
Como pode esquecer daquele tempo de criança, onde a fantasia reinava?

O tempo em que você antes de se deitar, colocava seu sapatinho na janela e acordava cedinho na esperança de encontrar o presente que lhe deixaria?

Hoje seus sonhos são outros...
Cadê “sua” criança?
Perdeu ao longo da vida?
Não estará ela escondidinha em seu coração?

Procure-a...! Ela ainda vive dentro de você!

Não deixe que seus sonhos morram!
A fantasia nos faz viver, sonhar, desejar...

Coloque seu sapatinho na janela!
Faça seu pedido!!
Talvez ele demore um pouco a se realizar, mas a vida já lhe ensinou que tudo tem seu tempo e você já aprendeu a esperar, a ter paciência...

Já aprendeu que se seu pedido não se realizar pode já ser um grande presente, pois, nem tudo que queremos é para nosso bem.

Então, pegue seu sapatinho da esperança, coloque-o na janela do desejo e aguarde para  que seus sonhos se tornem realidade.

Depois sorria, compreenda, dê pulos de felicidade e agradeça pelo seu presente de Natal!!!

E seja muito, muito FELIZ!!!

Dos seus amigos Papai Noel e Mamãe Noel

                                   Com muito carinho....

                                               Gláucia e Renato



Curiosidades sobre casamentos !
Casamento Você sabia que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga? Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

Lua de mel A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura. Era assim: um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada (muitas vezes contra a sua vontade) e a escondia por um mês (de uma lua cheia até a outra) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome "lua de mel".

Buquês e seus SignificadosOs primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham cada uma, seu significado: hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.

Padrinhos Guarda-costas A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.

Chá de cozinha Era uma vez um pobre moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da virgem desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa. Assim, há muitos séculos atrás, nasceu o chá de cozinha.

Posição da noiva e noivo A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo temendo um ataque dos dragões e outras ameaças deixavam sempre o braço direito livre para sacar a sua espada.

AliançaVocê sabia que o uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração? Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Vestido de noiva Você sabia que o vestido branco para o casamento, que foi adotada em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert? Sabia que foi a rainha quem o pediu em casamento? Pois, é! Naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então, a rainha não teve alternativa, a não ser ela mesma pedir o príncipe em casamento.

Flores no caminho Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Chuva de arroz - Ritual chinês? Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antigüidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.

Véu de noiva O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.

Por que as pessoas se casavam? 
Para esposar um dote (meio honroso de enriquecer) e para ter filhos legítimos que recolheriam a sucessão e perpetuariam o "corpo cívico", os cidadãos.



Hoje, conversando com uma cliente minha, falamos sobre "os convidados" e ela disse ter lido um texto sobre a etiqueta dos mesmos. Mexendo em meus arquivos, encontrei este texto que escrevi sobre o assunto.

Convidados
Falamos em etiqueta ao proporcionar uma festa, mas nem sempre falamos em bom comportamento ao sermos convidados para a mesma.

Quem promove uma festa, seja ela casamento, aniversário, formatura, está comemorando mais um momento de felicidade em sua vida. Para isso escolhe pessoas que compartilhem com eles esse momento.

Esmeram para que tudo saia perfeito e que seus convidados saiam realizados e felizes com a recepção. Fazem o que, dentro de suas posse e seu gosto, consideram o melhor para recepcioná-los. Então, quando formos convidados, temos que lembrar de certas atitudes que significam o respeito para com que nos considera tanto.

1 – Não há como impedir as fotos “extras” profissionais, mas têm aqueles que se acham “colunista-social-de-facebook-profissional”. É muito legal participar e querer registro da alegria, mas não os publique em redes de relacionamento sem o consentimento dos donos da festa. Eles têm direito a privacidade e, afinal, o evento é deles.

2 – Branco ou off-white é da noiva. Nunca use em um casamento.

3 – O convidado é você. O convite é nominal e intransferível. Caso esteja determinado “Sr. e Sra”, é para o casal, não extensivo a filhos. Por favor, não leve quem não foi convidado.

4 – Seus filhos, com toda certeza, são umas gracinhas, mas cabe aos noivos o convite para serem pajens ou daminhas. Pode ser que o casal queira reinar em sua festa, ou chamar somente os bem íntimos (sobrinhos, ou filhos). Não os force. Deixe o convite partir deles.

5 – Caso distribua lembranças (havaianas, ou qualquer outra coisa) é para o convidado, não para a mãe, filha, amiga de trabalho, etc. Geralmente estão contadas e de acordo com o número de pessoas presente.

6 – Não leve talheres para casa. Os noivos é que tem que pagar por estes. Certa vez encontrei um paletó perdido com um garfo e uma faca no bolso. Quando encontrei o dono, chamei sua atenção, e ele me disse que iria gravar o nome dos noivos e a data do casamento para presentea-los. Legal, não é? Quem ganha é quem pagam por isso.

- Flores são enfeites. Não descaracterize a beleza levando os arranjos. Claro que quem o convidou esmerou-se em um espaço bonito para você.

8 – Doces – acreditem se quiser, mas já vi gente levar saquinhos plástico na bolsa para pegar os docinhos. Eu, particularmente, sou contra essas caixinhas para levar os doces. Eles foram feitos para ser degustados ali, na festa. Faz parte do cardápio. Senão também poderia levar salgadinhos, a carne, a massa, etc. Caso quem ficou em casa goste muito de doces, tem padarias (ou lojas de conveniência) que ficam abertas 24 horas.

9 – Mais uma vez friso: os donos do evento fizeram o possível para que fossem bem recepcionados. Muitas vezes não quiseram (ou não puderam) colocar mais bebidas a dispor. Então, nada de levar o whiky ou energético de casa. Dá a impressão de que os anfitriões deixaram a desejar. Caso na festa o whisky esteja disposto em um ponto de apoio, é para todos os convidados se servirem, não para colocar em sua mesa. Ao pensar na festa, os anfitriões desejaram que todos estivessem ali e com a mesma importância.

10 – Lugares: festa é para confraternizar. De acordo com o numero de convidados confirmados, são colocados os lugares (sempre com uma margem para mais, pois tem aquelas famílias maiores que não querem se dividir). Por isso, nada de colocar bolsinhas em 4 ou 5 mesas em volta da sua. E não tem como colocar uma mesa para cada casal (ou família). Também é tão bacana conhecer gente nova... Sempre sobra 2 ou mais lugares em uma mesa, e o casal que chegou depois, sozinhos, não quer dividir a companhia de outro convidado. Vamos interagir. Quem sabe daí sai uma grande amizade.

11 – Festa é festa. E quem os convidou querem que tudo saia o mais bonito. Por isso, capriche no visual. Caso não tenha uma roupa mais apropriada (ou não seja conveniente ter, por não vai usar mais), estamos muito bem servidos de lojas de aluguel. O cabelo arrumado, maquiagem e um traje de acordo para as mulheres, terno para os homens (isto também serve para quem está trabalhando). Enfim... faça por merecer tantos cuidado que tiveram para recepcioná-los.

12 – E agora, o mais importante: Tudo em uma festa é feito de acordo com o número de pessoas. Em todos os convites vem um contato para confirmar sua presença. O ideal seria que todos o que estarão presentes, confirmasse; assim, que não o fez, automaticamente não iria. Mas isso não acontece. Pelo contrário: um percentual muito pequeno é que confirma. Do contrário, temos que ligar. E muita gente reclama do horário da ligação; não está, mas não retorna; demora a decidir; confirma e depois não vai; etc. E é de fundamental importância, para quem está promovendo o evento, saber quantas pessoas irão. É claro que, se convidaram, querem que vá. Mas caso não possa ir, avise, pois tudo é programado e pago em cima do número de pessoas. O telefone que está no convite é para este fim.

Agora, como bons convidados, vamos a nossa festa.

Abraços




Dúvidas sobre Organizador de Eventos
Em textos passados falamos sobre as diferenças entre um Promoter, Cerimonialista e Organizador de Eventos. Vimos que o Promoter é aquele que “promove” o evento, o Cerimonialista é aquele que “faz cumprir o protocolo” em determinada etapa do evento e o Organizador é aquele que “organiza” – que é responsável pelo bom andamento do evento, cabendo a ele respeitar o protocolo no momento do Cerimonial, zelar pelo trabalho em cadeia junto com os demais profissionais – fazendo com que vigore o profissionalismo – e zelar pelo sucesso de sua festa.

Exemplificando, é a “governanta” de uma casa, o gerente de uma empresa, onde toda a responsabilidade cai sobre ele.

Hoje vamos responder a algumas dúvidas mais freqüentes:


Por que devo contratar um organizador?
Nossa função é de sermos facilitadores. Do planejamento de seu noivado à viagem de Lua de me; do dia do aniversário de 14 anos para além das velinhas dos 15; da idealização de lançamento de seu produto à exposição ao público, etc. nós lhe asseguramos que tudo saia conforme foi idealizado. Você e sua família podem simplesmente relaxar e aproveitar, pois cuidaremos de todos os detalhes.

O Organizador influencia completamente no planejamento?

A nossa participação será definida por você. Este é o seu casamento, o seu aniversário, o lançamento de seu produto, o seu sonho e deverá ter a sua personalidade. A sua visão do evento é a mais importante, e nosso papel é colaborar com você dando sugestões, aconselhamento, mas sendo sempre sua a decisão final.

Contratar um organizador não vai aumentar o custo do meu evento?
Pela nossa experiência, percebemos que podemos negociar os melhores preços aliado a qualidade juntos aos demais fornecedores. Somos um profissional negociando com outro. Como trabalhamos para você, todos os serviços recomendados, ou indicados, são baseados em qualidade e na forma que se adaptam ao seu estilo e ao seu orçamento.

Posso sugerir fornecedores que eu gostaria de contratar?
Com certeza. O seu evento terá a sua personalidade. Uma parte muito importante de nosso trabalho é estar presente nas reuniões entre fornecedores e clientes. Participando das negociações acompanhamos a entrega do produto para ter certeza de que tudo está de acordo com o que foi encomendado para o seu dia.

O que devo considerar, em relação aos prestadores, quando vou fazer um evento?
O que deve se levar em conta são três fatores: produto, serviço e preço.


O organizador está junto para te orientar o que pode ser substituído, adequado e conferido em termos de prestação de serviços, assim você tem no seu evento o melhor serviço, com o melhor resultado (produto) dentro de suas posse e sem gastos desnecessários. É função dele aliar o custo/benefício.

Como posso saber se estou fazendo a festa na medida exata para o número de convidados?
Cabe ao organizador conferir a lista de presença, ou seja, no cartão de confirmação que vem anexado ao convite consta a data para se confirmar (20 dias antes). Caso o convidado se atrapalhe no tempo, ou subtenda que não precise confirmar a presença ou a ausência, o organizador tem 10 dias para ligar para esses e chegar ao número mais próximo com, pelo menos, 10 dias antes do evento.

Quase tudo depende do número de pessoas que estarão presente: buffet, bebida, doces, bolo, lembrancinhas, reservas de hotel, flores. E é importante que um profissional faça essa confirmação, evitando assim, saias justas de tipo, convidei o casal e pede para levar dois filhos com suas namoradas.

Sabendo este número, você vai se preparar melhor.

Posso contratar apenas parte dos serviços?
Oferecemos planejamento, coordenação e execução completa ou parcial. – ex.: de noivado, casamento e viagem de núpcias – Você poderá escolher os serviços que necessita. Estamos a sua disposição para pequenos conselhos ou para planejar por completo seu evento.

O organizador deve estar preparado para que tipo de evento?
Devemos estar preparados para todo tipo de eventos. No meu caso, o diferencial são os casamentos, mas temos estruturas para cuidar de vários segmentos.

O organizador deve estar preparado para todo tipo de problemas, ou “saia justa”?
Certamente que sim. Ele foi contratado para isso, e essas “saias justas” só devem ser comentadas com os donos da festa depois de resolvidas e passado um tempo, afim de diversão e que ele diga “Nossa... nem fiquei sabendo!!!!!”

Problemas acontecem em todos os momentos em todas as circunstâncias, mas no seu dia devem ser sanados sem que te tire do sério, ou que acabe com sua alegria. Para sua tranqüilidade é que você conta com um profissional.

Mais uma vez, organizador é aquele que organiza.

E organizar significa “estabelecer as bases; ordenar, arranjar, dispor; dar às partes a disposição necessária a que ele se destina”. – Está escrito no dicionário
                                            

O PAI DA NOIVA


Em maio o assunto foi “A mãe da noiva”. Agora chegou a vez de falar do “Pai da Noiva”.
Imagine aquele corredor comprido, que na hora da emoção fica mais comprido ainda.... É preciso um apoio, não só físico como emocional.
Vocês já assistiram o filme ”O pai da noiva”? Ele (o pai) não consegue se conscientizar de que a “menininha” dele cresceu. Que vai se casar. Que, literalmente, vai trocar seu homem de referência.
São amores diferentes, mas não troca de amores – mas fala isso para o pai....
Ele, normalmente, não é muito presente nas escolhas dos doces, das flores, das músicas, modelo de vestido. É raro aquele que participa (eu não conheço nenhum). Mas é muito presente, apesar do ciúme, no apoio moral, no incentivo, nos desejos de que o dia do casamento seja o melhor dia da vida de sua filhinha.
No dia da festa – seja ela para 300 ou mais convidados, ou íntima – só para os familiares – ele está lá, só sorrisos, brinde com os amigos, dança (quando nunca trocou 2 passos), é o último a sair. Afinal, tem que desfrutar os últimos momentos de sua filha.
Certa vez um pai me perguntou o que faria logo que chegasse ao altar. Eu disse a ele que era para cumprimentar o noivo e dar um beijo em sua filha – ó último beijo enquanto solteira. Ele, com 1,90 de altura e costas do mesmo tamanho, voz grossa de homem bravo, despencou no choro como uma criança. Eu me apavorei. Hoje nos 2 rimos da situação, mas no dia pensei: “me faltou tato enquanto profissional”.
Também vou passar algumas regrinhas básicas para os pais:

- o pai deve ter paciência de “JÓ”, pois o período que antecede o casamento é de grande nervosismo e expectativa para sua herdeira – aliás, os pais devem fazer o possível, durante toda a vida, para que sua filha seja herdeira de bons princípios, integridade, responsabilidade.
- Sempre um terno escuro (se for a noite), bem cortado, alinhado, sem manchas.
- o pai da noiva fica sempre do lado esquerdo do altar, ao lado da mãe da noiva, na primeira posição, mesmo que os padrinhos permaneçam sentados.
- o pai é o único homem que dá o braço direito para a mulher (no caso a noiva). Na prática, isto funciona para não cortar a frente da filha ao subir no altar.
- os pais devem se esforçar para estarem no salão antes dos convidados – não precisa ficar na porta recepcionando, mas circulando pelo salão agradecendo as presenças – mesma regra usada no texto das mães.
- nunca exceda na bebida – o momento é de comemoração e já passando a cota, não consegue compartilhar o momento.
- na hora de fazer a lista, deve sempre se lembrar dos amigos, mas principalmente que o casamento é de sua filha.
- mesmo que o pai seja “da antiga” e “banque a festa”, ele está dando de presente para filha, não fazendo a SUA festa.
- e... diante disso, seja realista: ELA CRESCEU.
 Com todas essas regras e apoio emocional e físico, o corredor vai ficar mais fácil de percorrer.

                                                       



Ser chique é uma questão de atitude
Nunca o termo “chique” foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente.
A verdade é que ninguém é chique por decreto.
E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão a venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupas recheado de grifes importadas. Muito mais que um belo carro alemão.
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta.
Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas que, sem querer, atrai todos os olhares porque tem brilho próprio.
Chique mesmo, é quem é discreto., não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta.
Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro de seu prédio e as pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique é olhar no olho de seu interlocutor. É “desligar o radar” quando estiverem sentados a mesa do restaurante e prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique mesmo é honrar sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado.
Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre do quanto avida é breve e de que vamos todos para o mesmo lugar.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se cruzar, e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem.
Por que no final das contas, chique mesmo é ser feliz.

Texto de o livro "A quem interessar possa", de Gilka



Entrevista com Valnei Paulo Melegatti

Tenho vários parceiros, que além de ótimos amigos, primordialmente são ótimos profissionais.
Hoje é o Valnei Paulo Melegatti
Vap – produções – www.vap.pro.br
1 – Há quanto tempo trabalha como cinegrafista? jura que vai citar isso???kkkk ha mais de 20 anos no MERCADO.
2 – Como começou? Meio que na aventura... jovem, comprei uma câmera e me aventurei em aniversários infantis...ai no decorrer fui pesquisando, aprendendo, adquirindo novos equipamentos e os clientes chegavam sempre por indicação, e aos poucos fomos ganhando espaço no mercado que na época era artigo de luxo...filmagem era ainda novidade e tinha um alto custo. Ter VIDEO CASSETE em casa era para poucos. Quando chegou o DVD então... que loucura....no entanto aos poucos foi se tornando essencial
3 – Quais as maiores dificuldades? as MAIORES dificuldades do nosso setor são em relação a FALTA DE PROFISSIONALISMO de alguns profissionais. Por exemplo, nem sempre estão trabalhando com o que o MERCADO possui de mais moderno, (no caso hoje com DSLR´S); não se ATUALIZAM, o máximo que fazem é COPIAR as coisas da INTERNET; não CONSEGUEM CRIAR e o PIOR não CONSEGUEM ter FEELING para saber o QUE O CLIENTE QUER, apenas tentar vender uma FORMULA PRONTA.... Hoje o MERCADO NÃO ACEITA MAIS ISSO, o CLIENTE quer um VÍDEO que seja o seu PERFIL, que tenha a sua IDENTIDADE, não a identidade da empresa que ele está contratando. OUTRO FATOR QUE EU ACHO COMPLICADO é EMPRESAS QUE FAZEM FOTO E VÍDEO... Em nosso ver SÃO DUAS SITUAÇÕES completamente DIFERENTES. Em nossa opinião cada EMPRESA tem que ser ESPECIALIZADA no que faz e não APENAS OBJETIVAR GANHOS, fazendo digamos "PACOTES".
4 – Há preconceito em relação a filmagens? O maior PRECONCEITO em nosso setor de vídeo é que normalmente o CLIENTE de CASAMENTO, por exemplo, vem de experiências frustrantes... aquela fita da FORMATURA com quase 4 horas que NINGUÉM ASSISTE...aquela filmagem antiga com uma LUZ insuportável, aquele aniversário infantil que foi entregue com uma edição horrível... Tudo isso no decorrer da historia da pessoa DEIXA ELA DISCRENTE em relação à VIDEO. Muitas vezes NÃO SABEM que hoje o FORMATO é outro, que hoje é entregue um vídeo de casamento com vários FORMATOS em relação a tempo, por exemplo... (hj pode ser entregue um vídeo de CASAMENTO com 12 a 15 minutos que nele poderá ser visto tudo o que rolou, ficando assim um VÍDEO EMOCIONANTE, "GOSTOSO de ser visto" e melhor. Um vídeo que dará prazer em MOSTRAR para as pessoas.) outra SITUAÇÃO é em relação ao EVENTO.  Hoje o PROFISSIONAL DE VÍDEO faz seu TRABALHO sem INTERFERIR no EVENTO... Não tem mais coisas posadas, com hora para acontecer isso ou aquilo... REGISTRAMOS tudo o mais NATURAL POSSÍVEL e depois na edição "DAMOS VIDA" e COLOCAMOS ainda MAIS EMOÇÃO no VÍDEO fazendo uma edição PERFEITA com cenas NATURAIS, com REAÇÕES REAIS e finalizando com MÚSICAS que fazem SENTIDO para os noivos.
5 – Que tipo de festa é mais gostoso de fazer? Casamentos, aniversários de crianças, de 15 anos????  Fazemos todos os tipos de eventos sociais, mas TEMOS UMA "QUEDINHA" por CASAMENTOS.  A ADRENALINA é fantástica, o momento é ÚNICO, e mais... os NOIVOS normalmente não vêem tudo que acontece. Ai NOSSO TRABALHO se SOBRESAI, pois ele tem a oportunidade de VER TUDO O QUE ROLOU, (exemplo: entrada das daminhas, o agito da pista, dos convidados) tudo isso é novidade para eles...e o DEPOIMENTO dos noivos após a entrega do VÍDEO é nosso COMBUSTIVEL. Ver a alegria, a emoção, as lágrimas, as gargalhadas (com as "baixarias" de alguns convidados)... a felicidade deles é PRA NÓS SIMPLESMENTE , nosso MAIOR PRÊMIO.
6 – Já aconteceu situações “engraçadas” (que podem ser comentadas, é lógico). Muitas e muitas, e alguns nem podem ser citadas (por questão de ética profissional)... Mas já tivemos situações em que a noiva foi parar no HOSPITAL (durante a festa de casamento) voltando depois de um tempo..., OUTRA noiva que nem chegou a JOGAR O BUQUET, pois não era acostumada a beber e tomou uns goles...SIMPLESMENTE APAGOU....só voltou no ar, quase no fim da festa...FIZEMOS CENAS DELA nessas condições, porém achamos que ela iria achar RUIM.... Ela adorou... DISSE QUE ADORA MOSTRAR O VÍDEO e ver a REAÇÃO DA PESSOAS  ASSISTINDO...Outro casamento o Noivo que FICOU LITERALMENTE só de CUECA no fim da festa...e ACREDITEM teve até uma vez que a galera BEBEU TANTO, que já no fim da festa, ficaram utilizando o microfone para fazer "depoimentos" que RENDEU UMA EDIÇÃO DE UM FUNK com isso...foi hilário o resultado.
7 – E situações constrangedoras? (que não podem ser comentadas, é lógico) Bom ai é complicado... Já tivemos situações de pessoas caindo, desmaiando, etc... Mas nossa opção nesse caso É NÃO GRAVAR, a não ser é lógico que seja em fim de festa... AI É OUTRA COISA... Mas durante a cerimônia, por exemplo... quando percebemos que uma madrinha não está se sentindo bem...fazemos questão de NÃO DAR ENFÂSE, e se não pudermos gravar melhor ainda..AGORA QUANTO à NÓS.... bem...já caímos com equipamentos, já nos Queimamos com velas postas na altura da cabeça, e já FIZEMOS CASAMENTO QUE NÃO ACONTECEU....não aconteceu no dia, teve discussão e outras baixarias...mas no outro dia os noivos voltaram a nos procurar dizendo que tinham se acertado e que iriam casar naquele dia...resultado DEMOS um jeito...
8 – Você tem que registrar todo o evento. Normalmente, como é o relacionamento com os demais profissionais? Normalmente TENTAMOS REGISTRA TUDO, TUDO o que for possível, pois sabemos que tudo é muito dinâmico e nossa função não é apenas ficar ABAJULANDO os noivos PARA DEMONSTRAR que estamos ali... Obviamente sempre temos um profissional próximo aos noivos o tempo todo, mas também temos profissionais de "olho" em tudo o que acontece durante o evento para que possamos realizar uma edição com muitas cenas e com muitos detalhes que as vezes as pessoas não viram... Ai é onde tentamos ser diferentes... Damos nosso melhor para registrar tudo. Quanto ao relacionamento com os outros profissionais, podemos dizer que quase SEMPRE TRABALHAMOS COM PARCEIROS, tanto com FOTOGRAFIA, com SOM e LÓGICO com CERIMONIALISTAS (que são nossos anjos da guarda, afinal elas tem todos os detalhes, todas as informações e recomendações da noiva), ou seja, SEMPRE estamos focados no MELHOR para o CLIENTE, então não temos rivalidades ou intenção de fazer uma cena por exemplo e não permitir que o profissional de fotografia veja...coisas desse tipo. O QUE QUEREMOS É QUE NOSSOS CLIENTES TENHAM AO FINAL SÓ ALEGRIAS e a CERTEZA de que CONTRATARAM OS MELHORES PROFISSIONAIS, que CONTRATARAM UM TIME... que joga unido para um RESULTADO simplesmente PERFEITO.

9 – Coloque o que acha conveniente que não foi questionado. vixe não tem o dom disso..kkkk...mas vou tentar.... O que eu sempre faço questão é que meus clientes tenham SATISFAÇÃO TOTAL, (perfeccionismo), adoro trabalhar em EQUPE, com profissionais dentro do nosso perfil, com ÉTICA, PROFISSIONALISMO, RESPEITO e PARCEIRO. Talvez citar que nosso RECONHECIMENTO hoje no MERCADO não se faz com PREÇOS BAIXOS???? e sim com O RESULTADO FINAL, com o prazer que temos em GANHAR AMIGOS ao final de nosso trabalho e não APENAS CLIENTES... Citar que NÃO MEDIMOS ESFORÇOS PARA QUE O CLIENTE TENHA TOTAL SATISFAÇÃO???



A diferenças entre um Promoter, Cerimonialista e Organizador de Eventos
Promoter
É aquele que promove o evento. Aquele que tem a idéia e busca patrocínio (ou patrocina), executa e colhe os frutos.

Cerimonialista
Práticas diretamente relativas ao campo profissional das Relações Públicas, o Cerimonial e Protocolo regem as relações e a civilidade entre as autoridades constituídas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, privado e em todas as instâncias do Poder Público.

- Cerimonial
Rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais, entre autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas públicas” (Rodrigo Silveira Cogo); inclui o protocolo, os pronomes de tratamentos, estilos de vestimentas, estilos musicais e até mesmo termos técnicos. Enfim: são regras previamente estabelecidas que por ventura podem ser quebradas em um evento social, como aniversários e casamentos, mas o papel do organizador , também como cerimonialista, é fazer voltar na seqüência.

- Protocolo
É a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares.


Organizador de Eventos
É aquele que praticamente “organiza” o evento, exigindo este um “Cerimonial” ou não.

Não é tarefa fácil organizar um evento. São muitos detalhes que precisam de acompanhamento: diversos profissionais envolvidos, prazos a cumprir, orçamentos, além das outras obrigações dos anfitriões.

O trabalho do organizador de eventos consiste na coordenação geral do mesmo, garantindo a qualidade do atendimento, dos serviços prestados, e a integração dos profissionais para que tudo saia conforme o desejado pelo dono da festa. O organizador funciona como um “anjo da guarda”, organizando e planejando, desde a idealização até a coordenação de todo o Cerimonial, orientando-os quanto ao Protocolo que envolve cada momento.

Tudo será acompanhado pelo organizador, de muito perto, afinal, são vários profissionais para a montagem de seu evento e é preciso que todos façam o seu trabalho corretamente, no tempo certo e com respeito ao outro, pois muita coisa funciona em cadeia – ou linha de montagem. Ex1: se a o ateliê atrasa para entregar o vestido, conseqüentemente atrasa o trabalho do cabeleireiro que atrasa o da maquiadora, que atrasa na foto, que atrasa na festa,... Ex2: se o decorador atrasa, o fotógrafo e cinegrafista não podem registrar a decoração. O organizador tem que contornar esta situação retardando a entrada dos convidados para que os profissionais possam completar suas tarefas, também evitando que se atrase o serviço de buffet, e assim sucessivamente.

E por aí vai...

Nosso objetivo é a sua tranqüilidade em aproveitar o seu dia, deixando todas as responsabilidades conosco e garantindo que seu evento ficará na memória de cada convidado. E também, orientados durante todo o processo de planejamento e execução do mesmo, os donos da festa economizam tempo e otimizam custos.

Dentre os serviços de um organizador consta:

Além de todas as atividades descritas no ítem "Serviços" deste mesmo site,

- Prestação de contas pós-evento com os respectivos fornecedores de serviços, os obrigado a apresentar recibos e comprovantes de recebimentos;

- Passar corretamente e checar todas as informações para a imprensa – caso necessário.

- Durante o evento, cuidar de todo o desenrolar dos prestadores de serviço: a música certa deve tocar no momento preciso; o buffet não pode deixar o convidado esperando, seja por atraso no serviço ou número baixo de garçons; se alguém sentiu dor de cabeça, cabe ao organizador procurar sanar o problema; conferência de bebidas, doces e bolo que geralmente são por conta dos donos de festa, etc.

O organizador também deve ter em mente que, durante todo o processo de planejamento e execução (que leva em média de 8 a 12 meses) e, principalmente no dia da festa, ele é um “Profissional” e deve agir como tal. A diferença, é que se outro profissional falhar, a cobrança será em cima do organizador. Ele é contratado para resolver todo e qualquer problema relativo ao evento, o que às vezes choca com os demais prestadores.

O bom organizador também deve trabalhar de acordo com as preferências do cliente, respeitando gosto, poder econômico, e prioridades. O que é sua obrigação é dar as referências que ele tem, e de preferência que ele tenha presenciado. Nunca trabalhar com vínculos forçando este ou aquele prestador.

Não importa se a festa é do melhor amigo, do primo, do vizinho, ou até mesmo de um desafeto. Ele está lá para trabalhar, assim como o garçom, fotógrafos, seguranças, recepcionistas, músicos, etc.

Não cabe a ele recepcionar e dar as boas vindas como se a festa fosse dele. Sentar nas mesas junto a conhecidos, “bater papo” com as amigas, comentar sobre algo que não deve ser comentado, comer enquanto as coisas estão acontecendo e nem no decorrer da festa, e principalmente beber. - Aqui cabe uma ressalta: qualquer profissional que realmente saiba o que é ser “profissional” tem em mente que durante o trabalho não se bebe. Não é porque se trabalha em um evento e/ou festa é que se participa como convidado. O profissional está trabalhando. - Cabe ao organizador checar, orientar e, se necessário, “cobrar esta postura” dos demais. Caso contrário, orientar os donos do evento durante o planejamento.

Para o organizador, como em qualquer outra área de trabalho, é de muita importância se aperfeiçoar, participando de feiras, cursos, lendo muito, estar a par de tipos de cardápios, se atualizar quanto a músicas, ter um conhecimento das flores de época, etc.

Enfim, segundo o dicionário Aurélio, organizador é aquele que organiza.

E organizar significa “estabelecer as bases; ordenar, arranjar, dispor; dar às partes a disposição necessária a que ele se destina”.

Dúvidas
No texto passado falamos sobre as diferenças entre um Promoter, Cerimonialista e Organizador de Eventos. Vimos que o Promoter é aquele que “promove” o evento, o Cerimonialista é aquele que “faz cumprir o protocolo” em determinada etapa do evento e o Organizador é aquele que “organiza” – que é responsável pelo bom andamento do evento, cabendo a ele respeitar o protocolo no momento do Cerimonial, zelar pelo trabalho em cadeia junto com os demais profissionais – fazendo com que vigore o profissionalismo – e zelar pelo sucesso de sua festa.

Exemplificando, é a “governanta” de uma casa, o gerente de uma empresa, onde toda a responsabilidade cai sobre ele.

Hoje vamos responder a algumas dúvidas mais freqüentes:


Por que devo contratar um organizador?Nossa função é de sermos facilitadores. Do planejamento de seu noivado à viagem de Lua de me; do dia do aniversário de 14 anos para além das velinhas dos 15; da idealização de lançamento de seu produto à exposição ao público, etc. nós lhe asseguramos que tudo saia conforme foi idealizado. Você e sua família podem simplesmente relaxar e aproveitar, pois cuidaremos de todos os detalhes.

O Organizador influencia completamente no planejamento?
A nossa participação será definida por você. Este é o seu casamento, o seu aniversário, o lançamento de seu produto, o seu sonho e deverá ter a sua personalidade. A sua visão do evento é a mais importante, e nosso papel é colaborar com você dando sugestões, aconselhamento, mas sendo sempre sua a decisão final.

Contratar um organizador não vai aumentar o custo do meu evento?
Pela nossa experiência, percebemos que podemos negociar os melhores preços aliado a qualidade juntos aos demais fornecedores. Somos um profissional negociando com outro. Como trabalhamos para você, todos os serviços recomendados, ou indicados, são baseados em qualidade e na forma que se adaptam ao seu estilo e ao seu orçamento.

Posso sugerir fornecedores que eu gostaria de contratar?
Com certeza. O seu evento terá a sua personalidade. Uma parte muito importante de nosso trabalho é estar presente nas reuniões entre fornecedores e clientes. Participando das negociações acompanhamos a entrega do produto para ter certeza de que tudo está de acordo com o que foi encomendado para o seu dia.

O que devo considerar, em relação aos prestadores, quando vou fazer um evento?
O que deve se levar em conta são três fatores: produto, serviço e preço.

Não adianta o Buffet ter a comida mais gostosa se não tem número suficiente de garçons para servi-la juntamente com a bebida; não adianta a decoração ser maravilhosa sem ser funcional ou ficar pronta dentro do prazo; o doce ser ótimo e lindo e entregue meia hora depois do início do evento; o bolo ser delicioso, mas de aparência ruim; as fotografias mais lindas, mas demorar um ano para te entregarem; o DVD (ou fita) ser perfeito, entregue no prazo, mas os donos do evento ter que se fazer de ator e não aproveitarem à festa (o fotógrafo e cinegrafista é que tem que seguir os donos); e assim vai.

Em relação ao preço, não dá para pegar o músico mais em conta, se o que faz a festa é a música, e se ela for ruim os convidados comem e vão embora – ou seja – sua festa custou muito caro para pouco tempo. Servir aquela bebida mais em conta, mas que no dia seguinte não se agüenta a ressaca – é preferível não servir. Decididamente, o barato sai caro.

O organizador está junto para te orientar o que pode ser substituído, adequado e conferido em termos de prestação de serviços, assim você tem no seu evento o melhor serviço, com o melhor resultado (produto) dentro de suas posse e sem gastos desnecessários.

Como posso saber se estou fazendo a festa na medida exata para o número de convidados?
Cabe ao organizador conferir a lista de presença, ou seja, no cartão de confirmação que vem anexado ao convite consta a data para se confirmar (20 dias antes). Caso o convidado se atrapalhe no tempo, ou subtenda que não precise confirmar a presença ou a ausência, o organizador tem 10 dias para ligar para esses e chegar ao número mais próximo com, pelo menos, 10 dias antes do evento.

Quase tudo depende do número de pessoas que estarão presente: buffet, bebida, doces, bolo, lembrancinhas, reservas de hotel, flores. E é importante que um profissional faça essa confirmação, evitando assim, saias justas de tipo, convidei o casal e pede para levar dois filhos com suas namoradas.

Sabendo este número, você vai se preparar melhor.

Posso contratar apenas parte dos serviços?Oferecemos planejamento, coordenação e execução completa ou parcial. – ex.: de noivado, casamento e viagem de núpcias – Você poderá escolher os serviços que necessita. Estamos a sua disposição para pequenos conselhos ou para planejar por completo seu evento.

O organizador deve estar preparado para que tipo de evento?Devemos estar preparados para todo tipo de eventos. No meu caso, o diferencial são os casamentos, mas temos estruturas para cuidar de vários segmentos.

O organizador deve estar preparado para todo tipo de problemas, ou “saia justa”?Certamente que sim. Ele foi contratado para isso, e essas “saias justas” só devem ser comentadas com os donos da festa depois de resolvidas e passado um tempo, afim de diversão e que ele diga “Nossa... nem fiquei sabendo!!!!!”

Problemas acontecem em todos os momentos em todas as circunstâncias, mas no seu dia devem ser sanados sem que te tire do sério, ou que acabe com sua alegria. Para sua tranqüilidade é que você conta com um profissional.

Mais uma vez, organizador é aquele que organiza.

E organizar significa “estabelecer as bases; ordenar, arranjar, dispor; dar às partes a disposição necessária a que ele se destina”. – Está escrito no dicionário
Répondez S´il Vous Plait - Responda por favor
Nos tempos atuais os convites trazem o R.S.V.P. (Responda, por favor), proveniente do francês que solicita ao convidado uma resposta por telefone. Para os noivos torna-se imprescindível saber o número de pessoas que comparecerão à festa de casamento, pois, por este meio poderão encomendar a quantidade certa de comida, bebidas e ter o número necessário de mesas e cadeiras.

Ao receber um convite, deve-se sempre responder ao anfitrião por questão de delicadeza, boa educação, ética pessoal ou forma de agradecimento por ter sido convidado. A resposta não consiste necessariamente na aceitação do convite; o importante é não deixar o anfitrião na expectativa, sendo necessário indicar quantas pessoas da família comparecerão ao evento, sendo inconveniente por parte dos convidados levarem pessoas que não constem na lista.

Em se tratando de convites que deixam dúvidas ou em situações comerciais, quando apenas um dos cônjuges foi convidado, a melhor saída é telefonar perguntando se o convite é extensivo. Se não for, duas opções: não aceitar ou ir sozinho. Neste caso demonstrará interesse comercial, não uma forma de lazer. 

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