Formatura da II Turma de Psicologia - IMES - Catanduva.
Créditos: Denise Cursino
Comemore cada ano de parceria, de amor, de esperança - para cada ano, uma comemoração.
e embaixo a relação das bodas:
01 ano - Bodas de Algodão
02 anos - Bodas de Papel 03 anos - Bodas de Trigo ou Couro 04 anos - Bodas de Flores e Frutas ou Cera 05 anos - Bodas de Madeira ou Ferro 06 anos - Bodas de Perfume ou Açúcar 07 anos - Bodas de Latão ou Lã 08 anos - Bodas de Papoula ou Barro 09 anos - Bodas de Cerâmica ou Vime 10 anos - Bodas de Estanho Zinco 11 anos - Bodas de Aço 12 anos - Bodas de Seda ou Ônix 13 anos - Bodas de Linho ou Renda 14 anos - Bodas de Marfim 15 anos - Bodas de Cristal 16 anos - Bodas de Safira ou Turmalina 17 anos - Bodas de Rosa 18 anos - Bodas de Turquesa 19 anos - Bodas de Cretone ou Água Marinha 20 anos - Bodas de Porcelana 21 anos - Bodas de Zircão 22 anos - Bodas de Louça 23 anos - Bodas de Palha 24 anos - Bodas de Opala 25 anos - Bodas de Prata 26 anos - Bodas de Alexandrita 27 anos - Bodas de Crisopázio 28 anos - Bodas de Hematita 29 anos - Bodas de Erva 30 anos - Bodas de Pérola 31 anos - Bodas de Nácar 32 anos - Bodas de Pinho 33 anos - Bodas de Crizo 34 anos - Bodas de Oliveira 35 anos - Bodas de Coral 36 anos - Bodas de Cedro 37 anos - Bodas de Aventurina 38 anos - Bodas de Carvalho 39 anos - Bodas de Mármore 40 anos - Bodas de Esmeralda 41 anos - Bodas de Seda 42 anos - Bodas de Prata Dourada 43 anos - Bodas de Azeriche 44 anos - Bodas de Carbonato 45 anos - Bodas de Rubi 46 anos - Bodas de Alabastro 47 anos - Bodas de Jaspe 48 anos - Bodas de Granito 49 anos - Bodas de Heliotrópio 50 anos - Bodas de Ouro 51 anos - Bodas de Bronze 52 anos - Bodas de Argila 53 anos - Bodas de Antimônio 54 anos - Bodas de Níquel 55 anos - Bodas de Ametista 56 anos - Bodas de Malaquita 57 anos - Bodas de Lápis Lazuli 58 anos - Bodas de Vidro 59 anos - Bodas de Cereja 60 anos - Bodas de Diamante ou Jade 61 anos - Bodas de Cobre 62 anos - Bodas de Telurita 63 anos - Bodas de Sândalo 64 anos - Bodas de Fabulita 65 anos - Bodas de Platina 66 anos - Bodas de Ébano 67 anos - Bodas de Neve 68 anos - Bodas de Chumbo 69 anos - Bodas de Mercúrio 70 anos - Bodas de Vinho 75 anos - Bodas de Brilhante ou Alabastre 80 anos - Bodas de Nogueira ou Carvalho
Hoje, conversando com uma cliente minha, falamos sobre "os convidados" e ela disse ter lido um texto sobre a etiqueta dos mesmos. Mexendo em meus arquivos, encontrei este texto que escrevi sobre o assunto.
Dúvidas sobre Organizador de Eventos | ||||
Em textos passados falamos sobre as diferenças entre um Promoter, Cerimonialista e Organizador de Eventos. Vimos que o Promoter é aquele que “promove” o evento, o Cerimonialista é aquele que “faz cumprir o protocolo” em determinada etapa do evento e o Organizador é aquele que “organiza” – que é responsável pelo bom andamento do evento, cabendo a ele respeitar o protocolo no momento do Cerimonial, zelar pelo trabalho em cadeia junto com os demais profissionais – fazendo com que vigore o profissionalismo – e zelar pelo sucesso de sua festa.
Exemplificando, é a “governanta” de uma casa, o gerente de uma empresa, onde toda a responsabilidade cai sobre ele. Hoje vamos responder a algumas dúvidas mais freqüentes: Por que devo contratar um organizador? Nossa função é de sermos facilitadores. Do planejamento de seu noivado à viagem de Lua de me; do dia do aniversário de 14 anos para além das velinhas dos 15; da idealização de lançamento de seu produto à exposição ao público, etc. nós lhe asseguramos que tudo saia conforme foi idealizado. Você e sua família podem simplesmente relaxar e aproveitar, pois cuidaremos de todos os detalhes. O Organizador influencia completamente no planejamento? A nossa participação será definida por você. Este é o seu casamento, o seu aniversário, o lançamento de seu produto, o seu sonho e deverá ter a sua personalidade. A sua visão do evento é a mais importante, e nosso papel é colaborar com você dando sugestões, aconselhamento, mas sendo sempre sua a decisão final. Contratar um organizador não vai aumentar o custo do meu evento? Pela nossa experiência, percebemos que podemos negociar os melhores preços aliado a qualidade juntos aos demais fornecedores. Somos um profissional negociando com outro. Como trabalhamos para você, todos os serviços recomendados, ou indicados, são baseados em qualidade e na forma que se adaptam ao seu estilo e ao seu orçamento. Posso sugerir fornecedores que eu gostaria de contratar? Com certeza. O seu evento terá a sua personalidade. Uma parte muito importante de nosso trabalho é estar presente nas reuniões entre fornecedores e clientes. Participando das negociações acompanhamos a entrega do produto para ter certeza de que tudo está de acordo com o que foi encomendado para o seu dia. O que devo considerar, em relação aos prestadores, quando vou fazer um evento? O que deve se levar em conta são três fatores: produto, serviço e preço. O organizador está junto para te orientar o que pode ser substituído, adequado e conferido em termos de prestação de serviços, assim você tem no seu evento o melhor serviço, com o melhor resultado (produto) dentro de suas posse e sem gastos desnecessários. É função dele aliar o custo/benefício. Como posso saber se estou fazendo a festa na medida exata para o número de convidados? Cabe ao organizador conferir a lista de presença, ou seja, no cartão de confirmação que vem anexado ao convite consta a data para se confirmar (20 dias antes). Caso o convidado se atrapalhe no tempo, ou subtenda que não precise confirmar a presença ou a ausência, o organizador tem 10 dias para ligar para esses e chegar ao número mais próximo com, pelo menos, 10 dias antes do evento. Quase tudo depende do número de pessoas que estarão presente: buffet, bebida, doces, bolo, lembrancinhas, reservas de hotel, flores. E é importante que um profissional faça essa confirmação, evitando assim, saias justas de tipo, convidei o casal e pede para levar dois filhos com suas namoradas. Sabendo este número, você vai se preparar melhor. Posso contratar apenas parte dos serviços? Oferecemos planejamento, coordenação e execução completa ou parcial. – ex.: de noivado, casamento e viagem de núpcias – Você poderá escolher os serviços que necessita. Estamos a sua disposição para pequenos conselhos ou para planejar por completo seu evento. O organizador deve estar preparado para que tipo de evento?Devemos estar preparados para todo tipo de eventos. No meu caso, o diferencial são os casamentos, mas temos estruturas para cuidar de vários segmentos. O organizador deve estar preparado para todo tipo de problemas, ou “saia justa”? Certamente que sim. Ele foi contratado para isso, e essas “saias justas” só devem ser comentadas com os donos da festa depois de resolvidas e passado um tempo, afim de diversão e que ele diga “Nossa... nem fiquei sabendo!!!!!” Problemas acontecem em todos os momentos em todas as circunstâncias, mas no seu dia devem ser sanados sem que te tire do sério, ou que acabe com sua alegria. Para sua tranqüilidade é que você conta com um profissional. Mais uma vez, organizador é aquele que organiza. E organizar significa “estabelecer as bases; ordenar, arranjar, dispor; dar às partes a disposição necessária a que ele se destina”. – Está escrito no dicionário |
O PAI DA NOIVA
Em maio o assunto foi “A mãe da noiva”. Agora chegou a vez de falar do “Pai da Noiva”.
Imagine aquele corredor comprido, que na hora da emoção fica mais comprido ainda.... É preciso um apoio, não só físico como emocional.
Vocês já assistiram o filme ”O pai da noiva”? Ele (o pai) não consegue se conscientizar de que a “menininha” dele cresceu. Que vai se casar. Que, literalmente, vai trocar seu homem de referência.
São amores diferentes, mas não troca de amores – mas fala isso para o pai....
Ele, normalmente, não é muito presente nas escolhas dos doces, das flores, das músicas, modelo de vestido. É raro aquele que participa (eu não conheço nenhum). Mas é muito presente, apesar do ciúme, no apoio moral, no incentivo, nos desejos de que o dia do casamento seja o melhor dia da vida de sua filhinha.
No dia da festa – seja ela para 300 ou mais convidados, ou íntima – só para os familiares – ele está lá, só sorrisos, brinde com os amigos, dança (quando nunca trocou 2 passos), é o último a sair. Afinal, tem que desfrutar os últimos momentos de sua filha.
Certa vez um pai me perguntou o que faria logo que chegasse ao altar. Eu disse a ele que era para cumprimentar o noivo e dar um beijo em sua filha – ó último beijo enquanto solteira. Ele, com 1,90 de altura e costas do mesmo tamanho, voz grossa de homem bravo, despencou no choro como uma criança. Eu me apavorei. Hoje nos 2 rimos da situação, mas no dia pensei: “me faltou tato enquanto profissional”.
Também vou passar algumas regrinhas básicas para os pais:
- o pai deve ter paciência de “JÓ”, pois o período que antecede o casamento é de grande nervosismo e expectativa para sua herdeira – aliás, os pais devem fazer o possível, durante toda a vida, para que sua filha seja herdeira de bons princípios, integridade, responsabilidade.
- Sempre um terno escuro (se for a noite), bem cortado, alinhado, sem manchas.
- o pai da noiva fica sempre do lado esquerdo do altar, ao lado da mãe da noiva, na primeira posição, mesmo que os padrinhos permaneçam sentados.
- o pai é o único homem que dá o braço direito para a mulher (no caso a noiva). Na prática, isto funciona para não cortar a frente da filha ao subir no altar.
- os pais devem se esforçar para estarem no salão antes dos convidados – não precisa ficar na porta recepcionando, mas circulando pelo salão agradecendo as presenças – mesma regra usada no texto das mães.
- nunca exceda na bebida – o momento é de comemoração e já passando a cota, não consegue compartilhar o momento.
- na hora de fazer a lista, deve sempre se lembrar dos amigos, mas principalmente que o casamento é de sua filha.
- mesmo que o pai seja “da antiga” e “banque a festa”, ele está dando de presente para filha, não fazendo a SUA festa.
- e... diante disso, seja realista: ELA CRESCEU.
Com todas essas regras e apoio emocional e físico, o corredor vai ficar mais fácil de percorrer.
Ser chique é uma questão de atitude
Nunca o termo “chique” foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente.
A verdade é que ninguém é chique por decreto.
E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão a venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupas recheado de grifes importadas. Muito mais que um belo carro alemão.
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta.
Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas que, sem querer, atrai todos os olhares porque tem brilho próprio.
Chique mesmo, é quem é discreto., não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta.
Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro de seu prédio e as pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique é olhar no olho de seu interlocutor. É “desligar o radar” quando estiverem sentados a mesa do restaurante e prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique mesmo é honrar sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado.
Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre do quanto avida é breve e de que vamos todos para o mesmo lugar.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se cruzar, e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem.
Por que no final das contas, chique mesmo é ser feliz.
Texto de o livro "A quem interessar possa", de Gilka
A diferenças entre um Promoter, Cerimonialista e Organizador de Eventos | ||||
Promoter É aquele que promove o evento. Aquele que tem a idéia e busca patrocínio (ou patrocina), executa e colhe os frutos. Cerimonialista Práticas diretamente relativas ao campo profissional das Relações Públicas, o Cerimonial e Protocolo regem as relações e a civilidade entre as autoridades constituídas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, privado e em todas as instâncias do Poder Público. - Cerimonial Rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais, entre autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas públicas” (Rodrigo Silveira Cogo); inclui o protocolo, os pronomes de tratamentos, estilos de vestimentas, estilos musicais e até mesmo termos técnicos. Enfim: são regras previamente estabelecidas que por ventura podem ser quebradas em um evento social, como aniversários e casamentos, mas o papel do organizador , também como cerimonialista, é fazer voltar na seqüência. - Protocolo É a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais ou particulares. Organizador de Eventos É aquele que praticamente “organiza” o evento, exigindo este um “Cerimonial” ou não. Não é tarefa fácil organizar um evento. São muitos detalhes que precisam de acompanhamento: diversos profissionais envolvidos, prazos a cumprir, orçamentos, além das outras obrigações dos anfitriões. O trabalho do organizador de eventos consiste na coordenação geral do mesmo, garantindo a qualidade do atendimento, dos serviços prestados, e a integração dos profissionais para que tudo saia conforme o desejado pelo dono da festa. O organizador funciona como um “anjo da guarda”, organizando e planejando, desde a idealização até a coordenação de todo o Cerimonial, orientando-os quanto ao Protocolo que envolve cada momento. Tudo será acompanhado pelo organizador, de muito perto, afinal, são vários profissionais para a montagem de seu evento e é preciso que todos façam o seu trabalho corretamente, no tempo certo e com respeito ao outro, pois muita coisa funciona em cadeia – ou linha de montagem. Ex1: se a o ateliê atrasa para entregar o vestido, conseqüentemente atrasa o trabalho do cabeleireiro que atrasa o da maquiadora, que atrasa na foto, que atrasa na festa,... Ex2: se o decorador atrasa, o fotógrafo e cinegrafista não podem registrar a decoração. O organizador tem que contornar esta situação retardando a entrada dos convidados para que os profissionais possam completar suas tarefas, também evitando que se atrase o serviço de buffet, e assim sucessivamente. E por aí vai... Nosso objetivo é a sua tranqüilidade em aproveitar o seu dia, deixando todas as responsabilidades conosco e garantindo que seu evento ficará na memória de cada convidado. E também, orientados durante todo o processo de planejamento e execução do mesmo, os donos da festa economizam tempo e otimizam custos. Dentre os serviços de um organizador consta: Além de todas as atividades descritas no ítem "Serviços" deste mesmo site, - Prestação de contas pós-evento com os respectivos fornecedores de serviços, os obrigado a apresentar recibos e comprovantes de recebimentos; - Passar corretamente e checar todas as informações para a imprensa – caso necessário. - Durante o evento, cuidar de todo o desenrolar dos prestadores de serviço: a música certa deve tocar no momento preciso; o buffet não pode deixar o convidado esperando, seja por atraso no serviço ou número baixo de garçons; se alguém sentiu dor de cabeça, cabe ao organizador procurar sanar o problema; conferência de bebidas, doces e bolo que geralmente são por conta dos donos de festa, etc. O organizador também deve ter em mente que, durante todo o processo de planejamento e execução (que leva em média de 8 a 12 meses) e, principalmente no dia da festa, ele é um “Profissional” e deve agir como tal. A diferença, é que se outro profissional falhar, a cobrança será em cima do organizador. Ele é contratado para resolver todo e qualquer problema relativo ao evento, o que às vezes choca com os demais prestadores. O bom organizador também deve trabalhar de acordo com as preferências do cliente, respeitando gosto, poder econômico, e prioridades. O que é sua obrigação é dar as referências que ele tem, e de preferência que ele tenha presenciado. Nunca trabalhar com vínculos forçando este ou aquele prestador. Não importa se a festa é do melhor amigo, do primo, do vizinho, ou até mesmo de um desafeto. Ele está lá para trabalhar, assim como o garçom, fotógrafos, seguranças, recepcionistas, músicos, etc. Não cabe a ele recepcionar e dar as boas vindas como se a festa fosse dele. Sentar nas mesas junto a conhecidos, “bater papo” com as amigas, comentar sobre algo que não deve ser comentado, comer enquanto as coisas estão acontecendo e nem no decorrer da festa, e principalmente beber. - Aqui cabe uma ressalta: qualquer profissional que realmente saiba o que é ser “profissional” tem em mente que durante o trabalho não se bebe. Não é porque se trabalha em um evento e/ou festa é que se participa como convidado. O profissional está trabalhando. - Cabe ao organizador checar, orientar e, se necessário, “cobrar esta postura” dos demais. Caso contrário, orientar os donos do evento durante o planejamento. Para o organizador, como em qualquer outra área de trabalho, é de muita importância se aperfeiçoar, participando de feiras, cursos, lendo muito, estar a par de tipos de cardápios, se atualizar quanto a músicas, ter um conhecimento das flores de época, etc. Enfim, segundo o dicionário Aurélio, organizador é aquele que organiza. E organizar significa “estabelecer as bases; ordenar, arranjar, dispor; dar às partes a disposição necessária a que ele se destina”.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário