quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Hoje, conversando com uma cliente minha, falamos sobre "os convidados" e ela disse ter lido um texto sobre a etiqueta dos mesmos. Mexendo em meus arquivos, encontrei este texto que escrevi sobre o assunto.

Convidados
Falamos em etiqueta ao proporcionar uma festa, mas nem sempre falamos em bom comportamento ao sermos convidados para a mesma.

Quem promove uma festa, seja ela casamento, aniversário, formatura, está comemorando mais um momento de felicidade em sua vida. Para isso escolhe pessoas que compartilhem com eles esse momento.

Esmeram para que tudo saia perfeito e que seus convidados saiam realizados e felizes com a recepção. Fazem o que, dentro de suas posse e seu gosto, consideram o melhor para recepcioná-los. Então, quando formos convidados, temos que lembrar de certas atitudes que significam o respeito para com que nos considera tanto.

1 – Não há como impedir as fotos “extras” profissionais, mas têm aqueles que se acham “colunista-social-de-facebook-profissional”. É muito legal participar e querer registro da alegria, mas não os publique em redes de relacionamento sem o consentimento dos donos da festa. Eles têm direito a privacidade e, afinal, o evento é deles.

2 – Branco ou off-white é da noiva. Nunca use em um casamento.

3 – O convidado é você. O convite é nominal e intransferível. Caso esteja determinado “Sr. e Sra”, é para o casal, não extensivo a filhos. Por favor, não leve quem não foi convidado.

4 – Seus filhos, com toda certeza, são umas gracinhas, mas cabe aos noivos o convite para serem pajens ou daminhas. Pode ser que o casal queira reinar em sua festa, ou chamar somente os bem íntimos (sobrinhos, ou filhos). Não os force. Deixe o convite partir deles.

5 – Caso distribua lembranças (havaianas, ou qualquer outra coisa) é para o convidado, não para a mãe, filha, amiga de trabalho, etc. Geralmente estão contadas e de acordo com o número de pessoas presente.

6 – Não leve talheres para casa. Os noivos é que tem que pagar por estes. Certa vez encontrei um paletó perdido com um garfo e uma faca no bolso. Quando encontrei o dono, chamei sua atenção, e ele me disse que iria gravar o nome dos noivos e a data do casamento para presentea-los. Legal, não é? Quem ganha é quem pagam por isso.

- Flores são enfeites. Não descaracterize a beleza levando os arranjos. Claro que quem o convidou esmerou-se em um espaço bonito para você.

8 – Doces – acreditem se quiser, mas já vi gente levar saquinhos plástico na bolsa para pegar os docinhos. Eu, particularmente, sou contra essas caixinhas para levar os doces. Eles foram feitos para ser degustados ali, na festa. Faz parte do cardápio. Senão também poderia levar salgadinhos, a carne, a massa, etc. Caso quem ficou em casa goste muito de doces, tem padarias (ou lojas de conveniência) que ficam abertas 24 horas.

9 – Mais uma vez friso: os donos do evento fizeram o possível para que fossem bem recepcionados. Muitas vezes não quiseram (ou não puderam) colocar mais bebidas a dispor. Então, nada de levar o whiky ou energético de casa. Dá a impressão de que os anfitriões deixaram a desejar. Caso na festa o whisky esteja disposto em um ponto de apoio, é para todos os convidados se servirem, não para colocar em sua mesa. Ao pensar na festa, os anfitriões desejaram que todos estivessem ali e com a mesma importância.

10 – Lugares: festa é para confraternizar. De acordo com o numero de convidados confirmados, são colocados os lugares (sempre com uma margem para mais, pois tem aquelas famílias maiores que não querem se dividir). Por isso, nada de colocar bolsinhas em 4 ou 5 mesas em volta da sua. E não tem como colocar uma mesa para cada casal (ou família). Também é tão bacana conhecer gente nova... Sempre sobra 2 ou mais lugares em uma mesa, e o casal que chegou depois, sozinhos, não quer dividir a companhia de outro convidado. Vamos interagir. Quem sabe daí sai uma grande amizade.

11 – Festa é festa. E quem os convidou querem que tudo saia o mais bonito. Por isso, capriche no visual. Caso não tenha uma roupa mais apropriada (ou não seja conveniente ter, por não vai usar mais), estamos muito bem servidos de lojas de aluguel. O cabelo arrumado, maquiagem e um traje de acordo para as mulheres, terno para os homens (isto também serve para quem está trabalhando). Enfim... faça por merecer tantos cuidado que tiveram para recepcioná-los.

12 – E agora, o mais importante: Tudo em uma festa é feito de acordo com o número de pessoas. Em todos os convites vem um contato para confirmar sua presença. O ideal seria que todos o que estarão presentes, confirmasse; assim, que não o fez, automaticamente não iria. Mas isso não acontece. Pelo contrário: um percentual muito pequeno é que confirma. Do contrário, temos que ligar. E muita gente reclama do horário da ligação; não está, mas não retorna; demora a decidir; confirma e depois não vai; etc. E é de fundamental importância, para quem está promovendo o evento, saber quantas pessoas irão. É claro que, se convidaram, querem que vá. Mas caso não possa ir, avise, pois tudo é programado e pago em cima do número de pessoas. O telefone que está no convite é para este fim.

Agora, como bons convidados, vamos a nossa festa.

Abraços

Um comentário:

  1. Syl
    Achei seu texto extremamente feliz!!! Obrigada por nos ajudar tanto!!!!
    O blog está cada dia mais lindo e útil!!!
    ce

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...