A ave tsuru simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade. A lenda do tsuru diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.
A história mais conhecida é a de Sadako, uma adolescente saudável, praticante de atletismo, que foi contaminada pela radiação devido à bomba de Hiroshima, diagnosticada com leucemia ficou com esperança de que os deuses concedecem a cura e então pudesse correr novamente. Assim, Sadako passou a dobrar os tsuru de papel, sua família freqüentemente visitava-a no hospital, conservava e ajudava Sadako a dobrar os tsuru. No entanto antes de completar os 1000 ela veio a falecer, no dia 25 de Outubro de 1955, aos 12 anos.
O principal dessa história é que ela nunca desistiu. Ela continuou a dobrar os papéis enquanto morria. Inspirados na sua coragem e força, Seus amigos e colegas de sala montaram um livro com as cartas escritas por ela e publicaram. Dessa maneira, eles começaram o sonho de construir um monumento para Sadako e para todas as crianças que faleceram devido à bomba atômica.
Jovens japoneses passaram a arrecadar dinheiro para esse projeto. Em 1958, a estátua de Sadako segurando um tsuru dourado foi construída no Parque da Paz em Hiroshima. As crianças também fizeram um desejo, escreveram na estátua e leram-no:
"Esse é o nosso grito. Essa é a nossa reza. Paz no mundo!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário