sexta-feira, 10 de agosto de 2012
O PAI DA NOIVA
Em maio o assunto foi "A mãe da noiva". Agora chegou a vez de falar do "Pai da Noiva".
Imagine aquele corredor comprido, que na hora da emoção fica mais comprido ainda.... É preciso um apoio, não só físico como emocional.
Vocês já assistiram o filme "O pai da noiva"? Ele (o pai) não consegue se conscientizar de que a "menininha" dele cresceu. Que vai se casar. Que, literalmente, vai trocar seu homem de referência.
São amores diferentes, mas não troca de amores – mas fala isso para o pai....
Ele, normalmente, não é muito presente nas escolhas dos doces, das flores, das músicas, modelo de vestido. É raro aquele que participa (eu não conheço nenhum). Mas é muito presente, apesar do ciúme, no apoio moral, no incentivo, nos desejos de que o dia do casamento seja o melhor dia da vida de sua filhinha.
No dia da festa – seja ela para 300 ou mais convidados, ou íntima – só para os familiares – ele está lá, só sorrisos, brinde com os amigos, dança (quando nunca trocou 2 passos), é o último a sair. Afinal, tem que desfrutar os últimos momentos de sua filha.
Certa vez um pai me perguntou o que faria logo que chegasse ao altar. Eu disse a ele que era para cumprimentar o noivo e dar um beijo em sua filha – ó último beijo enquanto solteira. Ele, com 1,90 de altura e costas do mesmo tamanho, voz grossa de homem bravo, despencou no choro como uma criança. Eu me apavorei. Hoje nos 2 rimos da situação, mas no dia pensei: "me faltou tato enquanto profissional".
Também vou passar algumas regrinhas básicas para os pais:
- o pai deve ter paciência de "JÓ", pois o período que antecede o casamento é de grande nervosismo e expectativa para sua herdeira – aliás, os pais devem fazer o possível, durante toda a vida, para que sua filha seja herdeira de bons princípios, integridade, responsabilidade.
- Sempre um terno escuro (se for a noite), bem cortado, alinhado, sem manchas.
- o pai da noiva fica sempre do lado esquerdo do altar, ao lado da mãe da noiva, na primeira posição, mesmo que os padrinhos permaneçam sentados.
- o pai é o único homem que dá o braço direito para a mulher (no caso a noiva). Na prática, isto funciona para não cortar a frente da filha ao subir no altar.
- os pais devem se esforçar para estarem no salão antes dos convidados – não precisa ficar na porta recepcionando, mas circulando pelo salão agradecendo as presenças – mesma regra usada no texto das mães.
- nunca exceda na bebida – o momento é de comemoração e já passando a cota, não consegue compartilhar o momento.
- na hora de fazer a lista, deve sempre se lembrar dos amigos, mas principalmente que o casamento é de sua filha.
- mesmo que o pai seja "da antiga" e "banque a festa", ele está dando de presente para filha, não fazendo a SUA festa.
- e... diante disso, seja realista: ELA CRESCEU.
Com todas essas regras e apoio emocional e físico, o corredor vai ficar mais fácil de percorrer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário